YPF - Companhia líder de petróleo e gás na Argentina MIGRA PARA RED HAT COM PROCESSADORES INTEL

YPF implementa o Red Hat Enterprise Linux com virtualização integrada ao hardware Intel x86 para melhorar sua performance e reduzir custos. Empresa conta com os serviços de consultoria da Red Hat

A Red Hat (NYSE:RHT), líder mundial em soluções open source, anuncia que a YPF S.A., companhia líder em petróleo e gás na Argentina, migrou do software proprietário UNIX para o Red Hat Enterprise Linux 5 com tecnologia de virtualização integrada às plataformas com servidores Intel x-86, em sua divisão YPF Gás. Ao combinar Red Hat e Intel, a infraestrutura de informática da YPF Gás reduziu custos, melhorou a performance, ganhou escalabilidade e agilidade, e ampliou sua flexibilidade.

A YPF enfrentou o desafio de renovar sua infraestrutura proprietária com o propósito de diminuir seus custos de informática. A equipe de TI da companhia rapidamente percebeu que migrar da UNIX herdada para soluções de código aberto, lhes permitiria administrar as operações de maneira mais eficiente, e abriria a possibilidade de reduzir radicalmente os custos.

“Na YPF as decisões só são tomadas após testes e pesquisas exaustivas, e a equipe de TI teve de demonstrar que a migração dos velhos servidores proprietários para plataformas abertas e flexíveis não colocaria em risco a confiabilidade, disponibilidade e desempenho dos sistemas”, explicou Adriana Marisa Vázquez, responsável pelo grupo de UNIX da YPF. “Também devíamos garantir que nossas soluções SAP® e Oracle® fossem plenamente compatíveis e certificadas com a plataforma escolhida”, acrescentou.

Após pesquisas e experimentações minuciosas, a YPF escolheu o Red Hat Enterprise Linux 5 com tecnologia de virtualização integrada e plataformas com processadores Intel 86. “Optamos pelo Red Hat Enterprise Linux por diversos motivos, em especial, pelo custo menor, gerenciamento simplificado e compatibilidade do sistema com nossas soluções SAP® e Oracle®”, afirmou Adriana.

Atualmente, mais de 80% das bases de dados Oracle® e 90% das aplicações SAP® da YPF Gas rodam no Red Hat Enterprise Linux 5. Com a função de virtualização da solução, a YPF Gas pode hoje virtualizar servidores com rapidez para testes e desenvolvimento, e colocar servidores ativos virtualizados rapidamente em serviço. Além do Red Hat Enterprise Linux, a YPF Gas também utiliza solução de gerenciamento de sistemas e optou por contar com a experiência da consultoria da Red Hat durante sua implantação.

“O Red Hat Network nos permitiu administrar facilmente a plataforma, de maneira centralizada, o que nos possibilitou economizar tempo e otimizar ainda mais a eficiência de nossos administradores”, comentou Adriana. “Essa facilidade de gerenciamento, combinada a sólida experiência da consultoria da Red Hat, faz com que consideremos a Red Hat mais do que um provedor, uma parceira tecnológica”, pontuou.

O sucesso alcançado pela YPF Gas com a Red Hat e Intel permitiu à companhia introduzir o Red Hat Enterprise Linux como solução padrão predileta em toda a organização. Mediante a combinação das funções de virtualização da Red Hat e o hardware padrão da Intel, a YPF Gas conseguiu uma redução de custos, performance superior, gerenciamento simples e fácil, maior agilidade, escalabilidade e flexibilidade.

“A combinação da tecnologia de virtualização da Red Hat e das plataformas Intel, resultou que nossos sistemas se tornassem mais ágeis e flexíveis”, afirmou Adriana. “Agora os sistemas são mais produtivos do ponto de vista operacional, com o mesmo rendimento elevado que exige nosso negócio e com a vantagem de custos menores”.

“A singular plataforma operacional Red Hat Enterprise Linux baseada no modelo de subscrições nos deu a liberdade de não nos atar a um provedor para poder usar um produto. Confiamos na Red Hat como parceiro tecnológico pela sólida experiência de seus profissionais de TI, pelo conhecimento que possui sobre a missão crítica do nosso negócio e seu compromisso com suporte e serviços de qualidade superior. Esperamos seguir crescendo junto com a Red Hat no futuro”, comentou Adriana.