RED HAT ADQUIRE TECNOLOGIA MOBICENTS E EXPANDE COBERTURA NO SEGMENTO DE TELECOMUNICAÇÕES

Nova tecnologia, associação à Aliança SCOPE e um portfólio de soluções para telecom criam o ambiente para a próxima migração do setor para a tecnologia open source

A Red Hat (NYSE: RHT), líder mundial em soluções open source, está expandindo sua cobertura no mercado de telecomunicações. Reconhecendo a crescente demanda dos fornecedores de tecnologia para suportar a enorme quantidade de transferência de dados – áudio, vídeo, multimídia –, a companhia amplia seu portfólio de soluções, adquirindo a tecnologia da Mobicents e tornando-se membro da Aliança SCOPE. A Red Hat vai fornecer as plataformas, as ferramentas e o software de infra-estrutura, que permitem ao setor de telecom disponibilizar e gerenciar a criação de serviços de última geração.

A tecnologia Mobicents consiste num servidor de aplicações altamente escalável, com componentes robustos e um ambiente de execução resistente a falhas. A Aliança SCOPE foi fundada em janeiro de 2006 pela Alcatel, Ericsson, Motorola, NEC, Nokia e Siemens para comandar a adoção da tecnologia open source no ambiente das operadoras como uma alternativa às plataformas proprietárias Unix.

“Enquanto o setor de telecomunicações passa por uma transformação, as telcos tradicionais devem se preparar para um novo ambiente competitivo que exige maior inovação, mais velocidade de mercado, investimentos responsáveis e novas formas de pensamento”, diz Joanne Rhode, vice-presidente executiva de Marketing para Mercados Verticais da Red Hat. “Open source está se tornando estratégico em Telecom, não somente como uma maneira de reduzir custos, mas um modelo que inspira colaboração, inclusão e reciclagem – para fomentar a inovação. Por meio do investimento na Mobicents, do alinhamento à Aliança SCOPE e do forte comprometimento com os padrões, vamos estabelecer a Red Hat e a tecnologia open source como os pilares fundamentais na construção das companhias de telecom de sucesso do futuro”.

Investimento em tecnologia
A Mobicents adiciona um Ambiente de Execução Lógica de Serviços (SLEE, na sigla em inglês) ao portfólio de tecnologias Red Hat e complementa o J2EE, permitindo a convergência de voz, vídeo e dados em aplicações inteligentes de última geração. No mercado de telecomunicações, com transações de chamadas dez vezes maior que o número de transações de dados web por segundo, a Mobicents permite alto throughput com baixa latência.

A Mobicents é a primeira e única Plataforma Open Source certificada para o compliance JSLEE 1.0. A web e a SIP podem ser combinados para oferecer uma experiência mais amigável e sofisticada ao usuário. A tecnologia também fornece uma camada de abstração de rede, que isola os desenvolvedores das complexidades subjacentes dos protocolos legados da rede de telecom e permite o rápido desenvolvimento de novos serviços e implementações facilitadas sobre as redes IP e as redes de telecomunicações legadas.

Alianças no Setor
Nos dois últimos anos, a Red Hat tem colaborado com os fornecedores de software e equipamentos líderes de mercado no desenvolvimento de soluções integradas para atender às necessidades dos clientes. Em 2006, a companhia iniciou sua participação no Open Platform for User-Centric Service Creation and Execution (OPUCE), projeto da Comunidade Européia desenvolvido para disponibilizar uma plataforma de serviços de telecomunicações de última geração baseada na tecnologia e nos padrões open source para toda União Européia.

Ao se tornar membro da Aliança SCOPE, a companhia passa a contribuir na definição e priorização dos requisitos de sistema operacional e middleware para as operadoras de telecom. A Red Hat também trabalhará com a ampla comunidade Linux para definir o roadmap dos requisitos do sistema operacional das operadoras.

A Aliança trabalha com os fornecedores líderes de equipamentos de rede (NEPs, na sigla em inglês) e com operadoras globais para definir as exigências de hardware e software para as plataformas abertas em ambientes de telecomunicação de missão crítica. A SCOPE atualmente desenvolve perfis de requisitos para vários componentes de software e hardware, incluindo um perfil Linux para as operadoras (CGL, na sigla em inglês).

Para mais informações ou para ingressar no programa beta do Mobicents, visite https://www.redhat.com/apps/webform.html?event_type=simple_form&eid=996 ou o blog Red Hat news http://press.redhat.com. Para saber mais sobre a participação da Red Hat na Aliança SCOPE, acesse http://www.redhat.com/solutions/telco/industry/scope.html

Sobre a Red Hat, Inc.
A Red Hat, líder mundial em software open source, tem sede em Raleigh (Carolina do Norte, EUA) e possui mais de 50 escritórios espalhados por todo o mundo, incluindo Brasil, Argentina e México. CIOs elegeram a Red Hat o fornecedor de software corporativo mais valorizado por três anos consecutivos no estudo Vendor Value, da revista CIO Insight Magazine. A Red Hat oferece tecnologia de alta qualidade e baixo custo através de sua plataforma de sistema operacional, Red Hat Enterprise Linux, junto a aplicações, soluções de gerenciamento e Arquitetura Orientada a Serviços (SOA), incluindo o JBoss Enterprise Middleware Suite. A Red Hat também provê serviços de suporte, treinamento e consultoria diretamente e por meio de Business Partners.

Site
Red Hat Brasil - www.br.redhat.com